TV Tropes, o guia do entretenimento






TV Tropes é um site do tipo Wiki colaborativo que lista diversas situações e recursos de roteiro em todo tipo de produção do entretenimento.

O site foi criado em 2004 por um usuário chamado "Fast Eddie" e a princípio, se focava na série de TV, Buffy, a caça-vampiros de Joss Whedon, logo depois passou a se focar em outras produções e também em outras mídias.

O termo tropo é um equivalente pro chamado clichê, situações repetidas vistas em filmes e programas de TV, clichê é um termo vindo da produção gráfica, é o nome de uma chapa metálica usada para a impressão, logo virou sinônimo para algo que é copiado várias vezes.


Como os editores do site explicam, é possível que muitos editores usem tropos sem ter consciência que isso é um padrão, podem estar homenageando uma determinador obra ou não.


É comum usarem o termo plágio quando um personagem ou franquia se parecem com outra, mas geralmente isso é um exagero, um exemplo disso são os tarzanides, personagens que são inspirados no Tarzan de Edgar Rice Burroughs, alguns são muito parecidos, outros possuem características bem distintas, conforme comentei em outra postagem, muitas ideias vistas em Tarzan já existiam em outras obras.


Com o sucesso do site, existem escritores que fato usam o site como fonte para seus trabalhos, é o caso do filme Phineas and Ferb the Movie: Across the 2nd Dimension, roteirizado por Dan Povenmire e Jeff "Swampy" Marsh (criadores da série animada) e Jon Colton Barry, o filme faz alusões ao TV Tropes, sobretudo na canção "Everything's Better with Perry", uma alusão ao tropo "Everything's Better with Platypi" (Tudo fica melhor com um ornitorrinco).

No artigo Tropes Are Tools (traduzido como Tropes São Ferramentas), os editores explicam que não bastam usar os tropos para melhor a história sem saber utiliza-los na trama.

Assim como a Wikipédia, o site também tem traduções para outros idiomas, inclusive em português

Links

Site oficial

Versão em português

TV Tropes - Wikipédia (inglês)

Histórias que sempre se repetem

Nas telas, os clichês que nunca morrem

[Podcast] Pensando RPG #082 - Clichês, tropos e as histórias de fantasia e de RPG

Comentários

Unknown disse…
Eu desconhecia esse site e os caras bolaram até um nome com um significado fodão por detrás!
Vou consultar o site, pois me parece ser uma ótima fonte para as crises de falta de criatividade =P
Quiof disse…
Sim, alguns eles copiam, outros criam, mas realmente é muito útil, cobrem várias mídias.
Dan Caliban disse…
Que ideia sensacional (e necessária) essa do Tv Tropes. Não conhecia.. obrigado por essa resenha.
Também não sabia que que existia um nome para os "genéricos" do Tarzan! Então o Ka-zar seriam um tarzanides.. interessante.
Por gentileza, quem é o responsável pelo blog? Obrigado!