Saturno contro la Terra





Conforme mencionei no outro blog, na década de 1930, Flash Gordon fez sucesso na Itália na revista L'Avventuroso, publicada pela editora Nerbini, Cesare Zavattini, editor da Arnoldo Mondadori Editore planejou uma série para concorrer, para a empreitada foram convocados Federico Pedrocchi (roteiro) e Giovanni Scolari (desenhos).

A série estreou em dezembro de 1936 na revista I tre porcellini (Os Três Porquinhos da versão Disney). A série é a terceira histórias em quadrinhos de ficção científica do país, a primeira foi S.K.1 de Guido Moroni Celsi e a segunda, Gli uomini verdi de Yambo (Enrico de’ Conti Novelli da Bertinoro ), baseada no romance Atlantide do próprio Yambo, publicada em 1901, ambas as histórias foram publicadas na revista Topolino (revista do Mickey Mouse).

 A história falava de um estranho objeto parecido com um meteoro em direção a Terra, na verdade era uma nave gigantesca vindo de Saturno para invadir a Terra, comandada pelo ditador saturniano Rebo, Rebo, com a ajuda do cientista terráqueo Leducq luta contra Professor Marcus e seu assistente Ciro.

A nave saturniana lembra a Estrela de Morte de Star Wars, um tema bastante utilizado na ficção científica (veja os artigos Planet SpaceshipPlanet KillerThat's No Moon!), a trama lembra Flash Gordon, só em Flash Gordon, o próprio planeta Mongo entrou em rota de colisão com a Terra (ideia retirada do romance When Worlds Collide de Philip Wylie e Edwin Balmer), o professor Hans Zarkov  ao lado do atleta Flash Gordon e sua namorada, Dale Arden lutavam contra as forças e Mongo.

Em fevereiro de 1937, a revista I tre porcellini foi cancelada e os títulos foram transferidos para a revista Topolino ( que de 1932 a 1935, era publicada pela Nerbini), em dezembro do mesmo ano, Pedrocchi começa a fazer histórias escritas e desenhada por ele do Pato Donald na revista do personagem, Paperino e altre avventure em 1938, a série passa a ser publicado na revista Paperino, em outubro de 1940, a revista é cancelada na edição 149 e a série volta para a Topolino.

Entre 1938 e 1940, Pedrocchi roteirizou Saturnino Farandola, adaptação do romance homônimo de Albert Robida, com desenhos de  Pier Lorenzo De Vita.


Em 1942, os quadrinhos Disney deixam de ser publicados na revista por conta dos eventos da Segunda Guerra Mundial, também nesse ano, Pedrocchi cria Tuffolino (um humano parecido com Mickey), ilustrado por De Vita e é convocado para a Guerra, mesmo assim continua escrevendo para a revista, em 1945, Pedrocchi é morto em combate, Tuffolini é deixado de lado e Mickey volta a ser publicado na revista com o fim da guerra, a série é encerrada no ano seguinte.





Página do arco La guerra dei pianeti publicada na revista Topolino (1938)

Página do arco La nube di gelo na revista Paperino (1940)
Topolino (1943)

Lista de histórias

Saturno contro la Terra 
 L'isola di sabbia 
La guerra dei pianeti 
L'ombra di Rebo
 Le sorgenti di fuoco 
La sfera d'aria 
La fine del mondo


 Além da revista, algumas das histórias foram reunidas na coleção Albi de Avventure (1939) da A.P.I. Anonima Periodici.


Em 1960, a série é homenageada nos quadrinhos Disney, em Paperino e il razzo interplanetario (Topolino 230), Luciano Bottaro (argumento, roteiro e desenhos) e Carlo Chendi (roteiro) criam uma versão de Rebo, nessa versão, a população de Saturno foi reduzida a três saturnianos: Rebo e dois generais. Bottaro voltaria com o personagem em três histórias publicadas em 1995.




Em 1969, todas as histórias são republicadas no Almanacco di Linus del 1969

Em 1977, é publicado um álbum pela editora Cammilo Conti.

Em 1991, a série é homenageada na capa da revista Comic Art #77, assinada por Magnus (Roberto Raviola), em 1994, ganha uma outra capa na edição 116, assinada por Corrado Mastantuono (um eclético ilustrador que ilustra tanto histórias Disney, como Nick Carter e Magico Vento da Sergio Bonelli Editore), a edição trouxe a republicação do primeiro arco.




Em 2002, durante o Castelli Animati - Festival Internazionale del Cinema d'Animazione foi apresentado um teaser de uma possível série animada dirigido por Mauro Gariglio e Matteo Valenti, contudo, até o momento nada mais foi divulgado.




Em 2004, o quadrinista Max Crivello prestou uma homenagem a série no livro ilustrado/graphic novel La Ombre di Saturno, outras séries de quadrinhos italianas foram homenageadas como Amok e Atomik.

Em 2009, parte do quarto arco foi republicado junto com Nathan Never da Bonelli em 100 anni di fumetto italiano #5, uma publicação da Corriere della Sera.




Em Almanacco del Mistero 2015, dedicada a Martin Mysteré, a série foi homenageada com uma HQ de mesmo nome (Saturno contro la Terra) por Alfredo Castelli (roteiro) e Giancarlo Alessandrini (desenhos), mas também foi inspirada na famosa transmissão de rádio de A Guerra dos Mundos de H. G. Wellls por Orson Welles em 1938, que causou histeria no público desavisado, a história foi republicada em 2016 em Martin Mystère. Fuori tempo!






Ao redor do mundo

Em 1938, foi a série foi publicada como Saturne contre la Terre na revista francesa Le Journal de Toto,  entre 1944 e 1945, foi publicada na Collection Odyssées da editora Sagedi.


Em 1939, a série chegou na Argentina como Saturno contra la Tierranas páginas da revista El Tony da Editorial Columba, em 1946, foi publicada na coleção Pequeños Grandes Libros da Editorial Abril, baseada na coleção americana Big Little Book, trata-se de uma série de livros pequenos ilustrados (geralmente 9 x 11 cm) da Whitman Publishing Company (um selo da Western Publishing), a série também apareceu na revista El Pato Donald, a editora foi fundada em 1945 por Cesar Civita, um ítalo-americano que trabalhou na Mondadori nos anos 30, por ser judeu, Civita foi deportado para os Estados Unidos, mas se mudou para a Argentina, fez contratos no Brasil, ainda em 1946, ao lado da EBAL de Adolfo Aizen lançou Seleções Coloridas, que publicou pela primeira vez O Pato Donald de Carl Barks em terras brasileiras, aproveitou para lançar em 1948, a coleção com o título Pequenos Grandes Livros, onde a série de Saturno foi publicada com o título Saturno contra a Terra, essa é possivelmente a única publicação da série no Brasil. A coleção já era conhecida no país, Adolfo Aizen lançou em 1938 como Biblioteca Mirim e Roberto Marinho como Coleção Gibi em 1940, por causa de seu formato peculiar, os livros foram apelidados de tijolinhos.











 Em 1950, o irmão de Cesar, Roberto fundou a Editora Primavera, publicando material italiano através do syndicate Sudameris e logo depois, dando o nome de Editora Abril, publica quadrinhos Disney começando com O Pato Donald.

No entanto, um anúncio da revista Raio Vermelho #15 (1951), anunciava o livrinho, talvez uma reedição ou um encalhe:


Anúncio publicado na revista Raio Vermelho #15




Em 1940, a série é publicada como Saturn Against the Earth nos Estados Unidos na revista Future Comics da David McKay Publications, sendo a primeira HQ italiana publicada nos Estados Unidos, a editora publicava reprints (republicações) de tiras de jornal e publicou a primeira revista do Mickey Mouse em 1931, as capas foram produzidas por Joe Musial, artista que desenhou tiras diferentes como Thimble Theatre (que se tornaria Popeye graças ao sucesso do personagem) Blondie, Agente Secreto X-9 e Bringin Up Father, além das capas de Magic Comics (que trazia Mandrake e Pinduca nas capas).



Agradecimentos a André Lopez e Pedro Bouça


Fontes e referências

Paperino e altre avventure - Inducks

Topolino (giornale) - Inducks

Collection Odyssées Bedetheque

Giovanni Scolari - Lambiek

Federico Pedrocchi - Lambiek

80 anos de quadrinhos Disney
Saturno contro la Terra - Museo del fumetto, dell'illustrazione e dell'immagine animata

Saturn against the earth - Tumblr

Rebo - Site oficial de Luciano Bottaro

I comic book del ciclo future comics

Saturno contro la Terra - Slumberland: L'enciclopedia del fumetto

Il ritorno dei Nephilim. Le ombre di Saturno

[Clássico] Saturno contra a Terra

Homenagem Disney a Saturno contra a Terra

Scolari, Saturne contre la Terre #BD

Saturno contro la Terra: fantascienza, surrealismo e autarchia

Cesare Zavattini - Bibliografia

El fumetto y la historieta argentina

Fumetto: A Short History of Italian Comics

SF Encyclopedia - Comics

Página original de Saturno contra la tierra - revista El Tony - 1942

Pequenos Grandes Livros #7 - Saturno contra a Terra - Guia dos Quadrinhos

Martin Mystère. Fuori tempo!

Saturno conto la Terra: l’alba della sci-fi a fumetti

Big Little Books - Pequeños Grandes Libros Tebeosfera

Pequeños Grandes Libros - Mandrake Wiki

David McKay Publications - Wikipedia

Rebo - Wikipedia

Comic Art #116 - Slumberland: L'enciclopedia del fumetto

La planéte rouge et la Bande Dessinée

Frederico Pedrocchi - Who's Who of American Comic Books 1928-1999


Comentários