Marcadores

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Muttley e Rabugento


Muttley e Rabugento (Mumbly no original) são bem parecidos, nesse texto pretendo explicar as origens criativas contar um pouco da história desses personagens ao longo dos anos.




Em 1964, a Hanna-Barbera lançou o filme para a televisão do Zé Colmeia chamado Hey There, It's Yogi Bear, nesse filme aparece Mugger,cão que serviria de inspiração para o design de ambos os personagens, Mugger ainda seria usado numa tira de jornal do Zé Colmeia.



Em 1965, surge Precious Pupp ( ou Precioso, O Xodó da Vovó), o primeiro derivado de Mugger, ele tinha a mesma risada e a cara parecida, mas com um corpo maior.




Em 1968, o estúdio lança Corrida Maluca (Wacky Races), co-produzido com a  Heatter-Quigley Productions, acredita-se que a inspiração para a série foi o filme The Great Race (No Brasil: A Corrida do Século) lançado em 1965, alguns personagens foram inspirações personagens da série, como Professor Fate interpretado por Jack Lemon que inspirou  Dick Dastardly (Dick Vigarista), Max interpretado por Peter Falk inspirou Muttley e Maggie DuBois interpetada por Natalie Woods, que inspirou Penelope Pitstop (Penélope Charmosa).






O personagem interpretado por Lemon segue um antigo arquétipo que vigorava desde o cinema mudo, o "vilão de bigodes que amarrava mulheres na linha do trem", visto em muitos desenhos como paródia aos antigos filmes e desenhos em preto e branco, no desenho Dudley Do-Right (No Brasil Janota Age Certo), segmento da série  The Rocky and Bullwinkle Show (Alceu e Dentinho) de 1959 a 1970, havia o vilão Snidely Whiplash, no TV Tropes, o arquétipo é chamado de Dastardly Whiplash, ou seja, uma junção dos nomes dos dois vilões animados.

Em 1999, Brendan Fraser estrelou uma adaptação de Dudley Do-Right que no Brasil recebeu o nome de Polícia Desmontada,  Snidely foi interpretado por Alfred Molina.



Em 1969, surge o primeiro spin-off da série The Perils of Penelope Pitstop (No Brasil: Os Apuros de Penélope Charmosa), inspirado no seriado do cinema mundo The Perils of Pauline (lançado em 1914 e que depois teria um remake em 1933, e dois filmes, um 1947 e outro 1967), sobre uma jovem que está para receber uma fortuna e é que era perseguida pelo Sr. Koerner, que tenta ficar com a sua fortuna, no desenho, Penélope era auxiliada pela The Ant Hill Mob (Quadrilha de Morte), uma espécie versão mafiosa dos Sete Anões, que também vinham da Corrida Maluca, inicialmente, Dick Vigarista e Muttley estavam cotados para serem os vilões, mas acabaram sendo trocados por Sylvester Sneekly (Silvestre Solução) / The Hooded Claw (Tião Gavião), como Sylvester, o vilão fingia ser um tutor amigo da heroína, mas queria ficar com a sua fortuna, ele era auxiliado pelo gêmeos Bully Brothers (Irmãos Bacalhau).





Em 1970, surge Dastardly and Muttley in Their Flying Machines (No Brasil teve mais de um nome: Dick Vigarista e Muttley, Esquadrilha Abutre e Máquinas Voadoras), nele, Dick torna-se um aviador e Muttley é um dos seus auxiliares, eles tentam capturar o pombo correio Doodle,novamente a inspiração veio dos cinemas, mais precisamente o filme Those Magnificent Men in Their Flying Machines or How I Flew from London to Paris in 25 hours 11 minutes (Esses Homens Maravilhosos e Suas máquinas Voadoras) de 1965, inicialmente, seriam criados personagens, como visto na imagem abaixo.








Muttley se recusava ajudar se não recebesse uma medalha e depois fazia uma cena fazia uma coreografia para comemorar, essa era uma antiga gag (piada) do estúdio lançada em 1959 no desenho The Quick Draw McGraw (Pepe Legal), onde um cão chamado Snuffles (rafeiro no Brasil), essa ideia seria usada em Scooby Doo (1969), em A Pup Named Scooby-Doo (O Pequeno Scooby Doo) de 1988, Scooby também fazia a coreografia. Muttley chegou a ganhar uma série de curtas exibidos com  Dastardly and Muttley in Their Flying Machines chamada Magnificent Muttley.




Em 1972, o estúdio lança um outro filme do Zé Colméia, Yogi's Ark Lark, onde ele era o líder de uma arca voadora com diversos personagens de outras séries do estúdio, Sawtooth (Dentes-de-Serra), auxiliar do Rufus Ruffcut (Rufus Lenhador) em A Corrida Maluca, que gera um nova série Yogi's Gang (A Turma do Zé Colméia).







Em 1976, surge The Mumbly Show (Rabugento, o cão detetive), mais uma vezes, o personagem foi inspirado no personagem Columbo, também interpretado por Peter Falk em uma série de TV no mesmo nome, o chefe Schnooker (Sinuca) foi inspirado em outro personagem da TV, o Kojak, interpretado por Telly Savalas.



Em 1977, surge Captain Caveman and the Teen Angels (Capitão Caverna e as Panterinhas), uma paródia a série Charlie's Angels (As Panteras) com elementos de Scooby Doo, onde um trio de garotas encontra um homem das cavernas congelado que ajuda em investigações, Capitão Caverna aparentemente é um elo perdido da humanidade, o personagens também teve o design originário de outra série, uma vez que se parece com os Slag Brothers (Irmão Rocha), no mesmo é lançada uma outra série envolvendo crossovers, Laff-A-Lympics (Ho-Ho-Límpicos), com a participação de Zé Colméia, Scooby Doo, Capitão Caverna e as Panterinhas, entre outros. Novamente, Corrida Maluca serviu de inspiração, Rabugento integra a equipe de vilões Really Rottens ao lado de Dread Baron, um personagem muito parecido como Dick Vigarista, uma possível explicação é que como a Corrida Maluca foi coproduzida com a Heatter-Quigley Productions, Hanna-Barbera não teria os direitos completos dos personagens (embora tenha usados eles antes). Não se sabe ao certo se essa história realmente é real, em Laff-A-Lympics #13, publicada pela Marvel Comics em março de 1979, o roteirista Mark Evanier (que trabalhou tanto com roteiros de quadrinhos, quanto de animações) e ilustrada por Jack Manning, Scott Shaw e Dan Spiegle, revela que Dick e Dread são irmãos gêmeos, não há qualquer menção a parentescos entre Muttley e Rabugento, presume-se que pertençam a mesma raça, na história, Muttley é retrato com a mesma cor de Rabugento, exceto pelas orelhas pretas. A história faz menção a Corrida Maluca (Dick aparece com o chapéu de maquinistas), mas não diz nada sobre seus dias de piloto.








Em 1978, Zé Colmeia estreou a série Yogi's Space Race (A Corrida Espacial do Zé Colmeia) ao lado de Dom Pixote, Tutubarão e novos personagens, como o urso Scare Bear (Arrepioo Quack-Up (Pato Quack), a série também teve dois personagens inspirados em Dick Vigarista e Muttley Phantom Phink e Sinister Sludge (/Poderoso Falsão e Trambique),que tal como Tião Gavião fingiam ser bonzinhos como Captain Goode Clean Kat (Capitão Guapo e Branquinho), no mesmo ano surge Galaxy Goof-Ups (Os Trapalhões Espaciais), onde o urso se torna patrulheiro espacial ao lado e Dom Pixote, Pato Quack e Arrepio.


Em 1979 foram lançados  Buford and the Galloping Ghost, que traziam dois spin-offs da série, The Buford Files (Arquivo CãoFidencial no Brasil) estrelada por Buford, o copiloto do Tutubarão (conhecido como Kojeca no Brasil) e The Galoping ghost (Fantasmino, o Fantasma Galopante no Brasil) , estrelada por Nugget Nose (Fantasmino no Brasil).

Em 1985, surge uma nova série de crossovers do Zé Colmeia, Treasure Hunt Yogi (Zé Colmeia e os Caça-Tesouros), onde o urso lidera uma nova arca de caçadores de tesouros, o grupo recebe mensagens do Manda-Chuva (que deixou ser um gato de rua e passou a viver numa mansão), Dick Vigarista e Muttley aparecem como os vilões que tentam pegar os tesouros antes do grupo, eles aparecem vestidos de aviadores, contudo, em dois episódios em que Penélope Charmosa aparece, ela conserva o visual da Corrida da Maluca, ignorando Os apuros de Penélope. 






Para complicar, o estúdio lançou em 1987, o filme para a televisão Yogi's Great Escape, onde Zé Colmeia e Catatau fogem do Parque e encontram diversos personagens do estúdio, tendo como vilões Dread e Rabugento, a série dos Caça-Tesouros só seria encerrada no ano seguinte.



 Após uma nova série do Zé Colmeia no parque, em 1990, o estúdio recicla  novamente o plot da Corrida Maluca na série Fender Bender 500, com as seguintes duplas: Zé Colmeia e Catatau, Bibo Pai e Bobi Filho, Dom Pixote e Leão da Montanha, Pepe-Legal e Babalu, Plic e Ploc, Manda-Chuva e Cho-Cho, Wally Gator & Magilla Gorilla, Feiticeira Faceira e o gato Lucky e Dick Vigarista e Muttley, no ano seguinte, cria uma série com os personagens em versões juvenil: Zé Colmeia, Catatau, a ursa Cindy, Dom Pixote, Leão da Montanha, Guarda Smith e Dick Vigarista e Muttley. 



A Corrida Maluca teve alguns jogos de vídeo game, em 1991  para NES (Nintendinho), Commodore Amiga, Commodore 64  e Amstrad CPC, em 2000 para PlayStation, PlayStation 2, PC, Dreamcast e Game Boy Color, em 2001 foi lançada uma versão estendida para PlayStation 2  chamada Wacky Races: Starring Dastardly and Muttley para e 2007, Wacky Races: Mad Motors, também para PlayStation 2.

Em 2006, o Cartoon Network apresentou um piloto de uma nova série da Corrida Maluca com os filhos de Penélope e Peter Perfeito Dick Vigarista, Muttley, os Irmãos Rocha, entre outros, em 2015, um novo logo da Corrida Maluca apareceu em um vídeo do Cartoon Network Australia, mostrou um novo logo da série, indicando uma possível nova série em 2016, em 2016, a DC Comics lançou uma série de quadrinhos chamada Wacky Raceland, roterizada por Ken Pontac. Em 2017, o canal Boomerang lançou a nova série animada reboot em seu serviço de streaming, o Boomerang SVOD.













Agradecimentos ao Ota por ter mencionado o cão Snuffles em uma discussão e a Carlos Vinicius Marins do site Aventuras de Ler.

Links úteis

Mugger

Hanna Barbera World


Scraping the Edge of Infamy

Yogi Bear Weekend Comics, April 1965

Snuffles the Model

Dread Baron


Podcast Confins do Universo 009 – Especial Hanna-Barbera

Aparição de Dread Baron no filme Yogi's Great Scape

Árvore Genealógica dos cães risonhos

Hanna-Barbera.com.br

Reused Character Design - TV Tropes

Spin-off Babies - TVTropes
List of younger and junior versions of cartoon characters - Wikipédia
Dastardly Whiplash - TV Tropes
Dick Dastardly - Wikipédia

Penelope Pitstop - Wikipédia
Expy - TV Tropes


Nenhum comentário:

Postar um comentário