Desenhos animados do gênero espada e planeta - Parte 2


Devido a repercussão do texto anterior sobre o gênero, apresento outras produções.



Galtar e a Lança Dourada (1985)

Produção da Hanna-Barbera para o gênero, a série apresentava uma "aliança rebelde", formada por Galtar, Princesa Goleeta e Zorn, contra o governo tirano de Tormack, o usurpador do reino de Bandisar. A série fez parte do bloco The Funtastic World of Hanna-Barbera, e teve apenas uma temporada de 21 episódios. A série teve design de personagens de Philo Barnhart, Frank Brunner, Leo Duranona, Tony Sgroi, Iwao Takamoto e Mike Vosburg.




O Mundo de Adrian


O Mundo de Adrian foi uma peça publicitária de meados dos anos 90, criada para promover um macarrão instantâneo do tipo lamen (cujo expoente mais famoso é o miojo da nissin, a ponto de miojo ter virado um sinônimo de lamen) da fabricante de alimentos Adria. Foi lançado um comercial de televisão produzido pelo estúdio de animação de Daniel Messias (filho de Messias de Mello, citado nessa matéria) com a voz do dublador Hermes Barolli (conhecido pelo papel de Seiya em Cavaleiros do Zodíaco). Uma revista em quadrinhos foi distribuída junto com o macarrão, o roteiro era de Edde Wagner e desenhos de Al Estafano.



Mundo de Adrian Adria gibi









Planeta Hulk


Animação direta para DVD de 2010, esse longa-metragem é baseado em uma mini-série de quadrinhos publicada entre 2006 e 2007, roteirizada por Greg Pak e desenhada por Carlo Pagulayan. O roteirista afirma ter se inspirado em Ghengis Khan, nos gladiadores da Roma Antiga, e em "A Arte de Guerra", de Sun Tzu,  e "O Poder do Mito"  de Joseph Campbell, autor que também inspirou George Lucas na criação de Star Wars. Na história, Hulk é enviado para outro planeta pelos Illuminatis (Homem de Ferro, Namor, Fera, Doutor Estranho, Senhor Fantástico e Raio Negro) e lá torna-se um gladiador.

O filme teve design de personagens de Phillip Bourassa.


Essa não foi a primeira vez em que O Incrível Hulk teve histórias envolvendo gladiadores, em The Incridible Hulk #5 (1963), escrita por Stan Lee e desenhada por Jack Kirby, o gigante esmeralda vai parar em Subterrânea, onde luta contra o vilão Tyrannus, que havia sequestrado Betty Ross, a namorada de Bruce Banner, o alter-ego do Hulk. Em The Incredible Hulk #140 (1971), Hulk vai parar no reino subatômico de K'ai, onde conhece a imperatriz Jarella, por quem se apaixona. O plot da história foi desenvolvido pelo escritor de ficção científica Harlan Ellison, roteirizada por Roy Thomas e desenhada por Herb Trimpe. A história lembra histórias como The Diamond Lens (1858) de Fitz James O'Brien e  The Girl in the Golden Atom (1922), de Ray Cummings. Em Hulk #201 (1976), roteirizada por Len Wein e desenhada por Sal Buscema, Hulk vai parar no mundo sub-atômico de Terragonia, onde confronta Kronak the Barbarian, um bárbaro do tipo conanesco (nessa época, Conan tinha histórias licenciadas na Marvel Comics). What If? era um título da editora para realidades alternativas,  e em What If? Vol 1 23, escrita por Peter Gillis e desenhada por Herb Trimbe, Hulk é retratado com um bárbaro K'ai.

O arco Planet Hulk serviu de inspiração para o filme Thor: Ragnarok, lançado em Outubro de 2017.






Agradecimentos ao Diego dos Santos por informar sobre o comercial de O Mundo de Adrian e a Luiz Carlos Rodrigues por fornecer o scan da revista em quadrinhos.

Fontes e referências
Incredible Hulk Vol 1 5

Incredible Hulk Vol 1 140
Sword & Planet Hulk

Incredible_HulkVol_1_201



Blog do Edde Wagner

Kronak the barbarian

os anos 80 foram ótimos, mas… e daqui a 10 anos?

Incredible Hulk Vol 1 5 - Janeiro/1963

A tragédia final de Jarella (que não estava planejada!) – parte 1

A tragédia final de Jarella (que não estava planejada!) – parte 2

Comentários

Unknown disse…
Valeu Quiof, excelente matéria, bom rever o comercial da Adria, já nem me lembrava.
Quiof disse…
de nada, volte sempre!
Leo Vieira disse…
Muito bom, Quiof! Um detalhe: A voz do Adrian foi interpretada por Hermes Baroli; dublador do Seiya (Cavaleiros do Zodíaco).
Parabéns!